28/04/2017
O novo ECO SUPER, o despolpador ecológico que não consome água lançado pela Pinhalense, foi escolhido o melhor lançamento do ano na Global Specialty Coffee Expo 2017, a feira e conferência da Associação de Cafés Especiais (SCA) em Seattle, EUA, na semana que passou.
Concorrendo com muitos outros produtos, a seleção do despolpador ECO SUPER resultou de um processo que envolveu um grupo de jurados ou avaliadores e uma lista de critérios tais como: inovação, tecnologia, sustentabilidade, benefícios e praticidade. Cada um dos cinco avaliadores, americanos e estrangeiros, esteve no estande da Pinhalense no evento e não só conferiu as especificações técnicas e outros materiais disponíveis como entrevistou a equipe presente sobre a aplicação do produto no campo. Entre os juízes havia produtores de café, consultores em várias áreas, torrefadores e outros profissionais.
A EXPO 2017 contou com mais de 1.000 estandes visitados por cerca de 15.000 pessoas de cerca de 40 países. Há 20 anos a Pinhalense tem estande neste evento, antes chamado de Feira e Conferência da SCAA, tendo sido pioneira em expor equipamentos para processar café verde neste ambiente que congrega produtores, indústrias e varejistas do ramo de café.
Os produtos Pinhalense foram apresentados aos visitantes em um estande na entrada da feira, focado em dois produtos: despolpador sem água ECO SUPER, que se transformou na estrela do evento, e máquinas para processar micro lotes, que é uma forte tendência de mercado. A Pinhalense fechou um grande negócio durante o evento, para o fornecimento do que será um dos maiores benefícios úmidos da Colômbia, incorporando o ECO SUPER e outras máquinas. Como o Brasil é conhecido por produzir cafés naturais, por via seca, e a Colômbia tradicionalmente produz cafés despolpados, por via úmida, a venda deste benefício úmido gigante, com tecnologia brasileira, consolida uma quebra de paradigma importante e se soma à presença de vários benefícios úmidos menores já em operação neste mercado.
Os equipamentos Pinhalense também foram discutidos e mostrados por vários apresentadores no ciclo de palestras técnicas que compõe o programa educacional da EXPO. O painel “O processamento como uma ferramenta inovadora para obter perfis de bebida” mostrou o benefício úmido Pinhalense usado para treinamento no Parque Tecnológico Tecnicafé, que se dedica à preparação de mão-de-obra colombiana para a cafeicultura, inclusive processamento. Já o painel “Tendências emergentes em qualidade de café”, que teve o consultor brasileiro Carlos Brando como moderador e panelista, apresentou equipamentos Pinhalense instalados na América Central